O Ranger 22'

O Ranger 22' é um veleiro de regata e passeio, com 22 pés de comprimento total (6,67 m).

É armado em sloop, construído em fibra de vidro, com quilha em chumbo e mastreação em alumínio.

Tem uma cabine que acomoda até 4 pessoas e um amplo cockpit de layout inovador.

O Ranger 22' foi projetado nos Estados Unidos pelo californiano Gary Mull em meados da década de 1970. O barco foi concebido em torno das Regras da IOR Mk.III como um Mini-Tonner (16 pés de rating), e seu protótipo participou com destaque da Mini-Ton Cup de 1977.

Foi inicialmente construído pela Ranger Yachts (depois Bangor Punta Marine) nos EUA; cerca de 350 barcos foram fabricados nos EUA entre 1977 e 1979 e muitos ainda velejam em águas Norte-Americanas.

Após a venda dos moldes para o Brasil, foi fabricado pela Mariner Construções Náuticas, de Porto Alegre (RS).

Foram construídos cerca de 150 barcos no Brasil, todos pelo mesmo estaleiro, entre 1979 e 1989.


A Associação Brasileira da Classe (ABCR22) foi fundada em 1981 e tem flotilhas ativas no Rio de Janeiro, Niterói, Brasília e São Paulo. A classe organiza campeonatos Estaduais e Brasileiros ininterruptamente desde então, sempre com boa quantidade de barcos na raia e muita competitividade.

Todos os barcos foram construídos a partir das mesmas formas e segundo as mesmas especificações técnicas, o que assegura que qualquer barco bem conservado e equipado seja bastante competitivo. A Classe limita o inventário de velas a uma vela grande, uma genoa 125%LP e um spinnaker simétrico, o que reduz substancialmente os custos. As velas podem ser em Dacron ou Prolan, não sendo permitido o uso de materiais exóticos. Os spinnakers são em nylon. Modificações no layout dos barcos (fuzis, trilhos, catracas, etc) são proibidas. O número de tripulantes em regatas é limitado entre duas e quatro pessoas.

A Associação da Classe congrega rangeristas de várias partes do Brasil e é conhecida pelo clima de amizade e cooperação entre os velejadores. Na Ranger, você entra para a Classe e ganha um grupo de amigos!


Se você está procurando um barco de classe monotipo cabinado com quilha, o Ranger 22' é uma excelente opção por possuir uma Classe organizada, ativa e competitiva. Os barcos têm um baixo custo de manutenção, o equipamento como as velas são muito acessíveis em comparação a barcos do mesmo porte e há uma boa quantidade de embarcações usadas à venda.

Ranger 22

 A Classe mais Charmosa do Brasil